segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Como garantir uma Qualidade de Vida melhor no trabalho?

O que é Qualidade de Vida?
Em latim, a palavra "qualis" queria dizer "diferença". Desde sempre, qualidade são aqueles atributos que tornam um produto diferente do outro. Mas a expressão "qualidade de vida", aplicada a seres humanos, é bem mais recente. Ela começou a aparecer há uns 30 anos.
Atualmente, os empregados estão trabalhando mais do que trabalhavam há 30 anos. As empresas reduziram seus quadros de funcionários. Onde antes havia dois ou três, hoje existe um.

Segundo a psicóloga Susan Andrews, "A glândula supra-renal, que fica em cima dos rins como um chapeuzinho, secreta os famosos hormônios do estresse - adrenalina e cortisol. O cortisol é chamado de hormônio de agressividade. Cinco minutos pensando em alguém muito chato, que você não gosta, baixa o sistema imunológico por seis horas depois”.

Para produzir cada vez mais e cada vez melhor, o funcionário precisa de duas coisas. Mais energia física e mais equilíbrio mental.

“Nem todo mundo tem possibilidade de ir para uma academia, porque tem que pegar um ônibus, andar duas horas para chegar no trabalho”, esclarece o cardiologista Edson Romano.

“Só 30 segundos de respiração diafragmática, baixa os hormônios do estresse no sangue, especialmente o cortisol. Quando você está no escritório e a situação está ficando muito pesada, coloque a mão abaixo do umbigo, inspire e exale”, aconselha a psicóloga.

Um bom ambiente de trabalho faz a diferença em cada dia.

Mas o equilíbrio físico e emocional do empregado faz a diferença na vida.
Na vida dele e na vida da empresa.
(Reportagem do Fantástico de 04/05/2008 - Emprego de A a Z: Qualidade de Vida - Max Gehringer).

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